O papel do crowdsourcing nesse novo mundo
Vencedores do Desafio Futuro do Trabalho
Quando o Crowdsourcing funciona e quando ele não acontece!
Como determinar o prêmio para o seu projeto de crowdsourcing?
Crowdsourcing e experiência de marca: por que é tão importante?
Sua empresa necessita de Crowdsourcing!
Como usar conteúdo de crowdsourcing em suas mídias sociais?
Quatro motivos para você apostar no Kaxola!
A Kaxola não para de inovar! Conheça a plataforma de Conteúdo Criativo
Ler é o caminho para a criatividade! Sete livros para abrir a sua Kaxola
Branding. A importância de se criar uma gestão de marca!
Saiba quais as vantagens do crowdsourcing para a sua empresa!
A era das startups: o que fazer e o que não fazer para o seu negócio bombar!
Plano de negócio: a alma de uma startup!
Marketing - Verão com crowdsourcing
Mil cabeças pensam melhor que uma: tudo sobre crowdsourcing
07.Junho.2019
Post por UFABC Jr.
Imagine milhões de pessoas desconhecidas se unindo a favor de uma mesma causa, com um único objetivo: solucionar problemas em comum! Surge assim o crowdsourcing, palavra que veio do inglês através da união de multidão (“crowd”) e terceirização (“outsourcing”) para criar um conceito que tem como base a cooperação. O crowdsourcing nada mais é do que uma maneira colaborativa de entender e solucionar problemas. “É como se fosse um brainstorm de uma multidão”. O crowdsourcing tem como característica unir inteligência e conhecimentos diversos através da internet.
Não é novidade que o trabalho em equipe se apresenta muito mais eficaz do que o individual. Por isso, a partir da necessidade de unir forças, o crowdsourcing vem se destacando nos últimos anos. Nós estamos vivendo uma revolução colaborativa em diversas frentes, principalmente nas relações de consumo e de trabalho.
Como dito pela antiga executiva da Coca-Cola, Tatiana Leite, nesta palestra TED, a cultura do compartilhamento passa a ser a estrutura de uma nova economia. A economia compartilhada, em que compartilhar assume o lugar do possuir. Assim, a nossa relação com a propriedade passa a ser questionada. “Eu quero possuir um bem ou eu quero ter acesso aos benefícios que ele pode me oferecer?”.
Devido às possibilidades oferecidas para solucionar projetos, o crowdsourcing tem chamado cada vez mais a atenção de startups e grandes multinacionais. Exemplos ao redor do mundo mostram a força que há quando pessoas com interesses e valores em comum são unidas para solucionar problemas.
Veja abaixo alguns dos cases mais simbólicos do que é crowdsourcing e de empresas que já utilizaram:
Você ainda pode se perguntar: “Mas a Coca-Cola provavelmente é uma das empresas com identidade visual mais forte do mercado. Mesmo assim ela está "precisando" recorrer a desconhecidos na internet para solucionar problemas de design de produto?”, e a resposta é SIM! E não há nenhum problema nisso! O fato de você recorrer a pessoas de fora da empresa não significa que o seu negócio esteja passando por maus bocados. Apenas nos mostra que o crowdsourcing é uma excelente ideia. Além de ser uma alternativa gratuita para você reunir pessoas de inteligências e visões diferentes, a fim de agregar conhecimento e resolver projetos de uma maneira inovadora e não enviesada.
Kaxola: você agencia sua ideia no site, e o site faz buscas por compradores de seu projeto.
Crowdtest: é uma plataforma de crowdsourcing voltada para o mundo tecnológico. Em especial para empresas que queiram testar seu aplicativo. Cadastrando seu app no site, usuário reais o testarão com o objetivo de encontrar falhas.
Redes sociais: sim, as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta para buscar novas ideias que poderão contribuir para o seu projeto. Nesse caso, o LinkedIn talvez seja a melhor ferramenta para unir diferentes conhecimentos.
Normalmente temos dificuldades em aceitar algo novo, ainda mais quando estamos falando de pessoas estranhas tomando decisões em nossa empresa. Contudo, é preciso sermos sensatos para observarmos que a era do individualismo já tem se mostrado ineficiente. Pensar de maneira colaborativa é se preparar para o futuro. Como costumava dizer Michael Jordan: “Talento vence jogo, mas somente trabalho em equipe ganha campeonato”.
E aí, está preparado para compartilhar ideias e buscar soluções inovadoras para seus projetos? Não perca tempo e faça parte da era da criação social, era das multidões: a era do crowdsourcing!
Materia original: https://ufabcjr.com.br/crowdsourcing/